sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A VI Experiência Missionária foi um sucesso.

A quarta etapa da VI Experiência Missionária, aconteceu na Mini-área da cidade de Belterra, que compreende o bairro do centro com suas sete CEBs e mais três bairrros com suas respectivas comunidades.
Como nas demais etapas desta missão, o sucesso foi total. As visitas aconteceram dentro do esperado e foram realizados gestos concretos em quase todas as comunidades. Algumas comunidades fizeram encerramentos com bonitas celebrações. O encerramento da quarta etapa da missão aconteceu na Igreja Matriz com uma grande celebração e com a presença de todos os missionários.
No dia 20/01 foi feita uma avalição da missão com a presença de grande número de lideranças das comunidades juntaente com os missionários.
 No dia 21/01 a avaliação, por sinal muito proveitosa, foi realizada apenas com os missionários.
No dia 22 de janeiro o grupo se reuniu para uma grande confraternização na praia Alter do Chão.
No dia 23 de janeiro os missionários participaram de um retiro pela manhã e pela tarde uma palestra sobre a realidade sócio-abmbiental desta região, inclusive sobre as possíveis hidro-elétricas pensada pelo Governo Federal para o Rio Tapajós.
No fim do dia, uma celebração apoteótica, eu diria, concluiu a Experiencia Missionária. Houve a participação de pessoas das mini-áreas do interior e a cidade. A celebração foi presidida por Dom Flávio e  o grande número de pessoas tornou a celebração ainda mais bonita e empolgante.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Os ungidos do Senhor: etapa final.

No final da segunda etapa da  VI Experiência Missionária que aconteceu na Mini-área de Corpus Cristis, todos os missionários retornaram à comunidade do mesmo nome, onde houve uma celebração de despedida bastante emocionante. de lá os missionários embarcaram no ônibus em direção à comunidade de Cristo Rei, na Mini-área de São Jorge, que compreende a todas as comunidades às margens da BR 163 e seus travessões, entre os quilomentros 115 e 92 da Rodovia Santarém-Cuiabá.

 
Na comunidade de Cristo Rei a recepçao foi calorosa e a chegada dos missionárois foi muito bonita.
Após as informações e apresentações às lideranças das comunidades da Mini-área de São Jorge, as equipes seguiram em caminhonetes e outros tranportes e os demais foram no ônibus que foi deixando as equipes nas comunidades das margens da BR até chegar à comunidade de São Jorge, onde depois de uma celebrção, já noite feita, foram encaminhadas as últimas equipes.
No final da terceira etapa, a última da BR, parte dos missionários se reencrontraram na comunidade de Cristo Rei, de onde sairam de ônibus para São Jorge, onde os demais missionários os aguardavam. Todos no ônibus, iniciou a viagem de volta para Belterra para a última etapa de missão. Ápós a chegada, houve uma missa com o Bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale. Em seguida, depois do lanche, já em torno de 20:00 horas, as lideranças de comunidades da cidade sairam levando as diversas equipes para a missão.

Algumas fotos da VI Experiência Missionária