quarta-feira, 24 de outubro de 2012

“Sede meus imitadores, irmãos”. (Fl 2,17)

Eis o apelo! Pois imitar a Paulo é abraçar a missão proposta por Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Foi com esse desejo, de me deixar ser “alcançado por Cristo Jesus” (cf.Fl 3,12), assumindo esse propósito missionário, que participei da V Experiência Missionária na Diocese de Santarém.
A V Experiência Missionária foi para mim a continuidade do ano missionário iniciado no sul do Pará em janeiro de 2011 e finalizado em Santarém, na Paróquia de Almeirim em janeiro de 2012. Na Diocese de Conceição do Araguaia pude observar a necessidade de difundir a mensagem cristã. Ou seja, esse impulso missionário me fez estar em contato com os novos desafios, perspectivas, questionamentos que de certa forma contribuíram bastante para uma nova visão de Igreja, aberta para uma descoberta evangélica de ler os “sinais dos tempos” e atuar em sintonia com as condições de nosso tempo e das transformações do mundo contemporâneo. Tal experiência também me levou a questionar que tipo de padre quero ser: padre Missionário ou Missionário padre?
Como afirmava Dom Esmeraldo em uma das suas cartas aos missionários no sul do Pará no ano de 2011: “somos chamados a ser missionários no caminho do ministério ordenado; onde o ser missionário é posto com muita força. Ser missionário é estar com o coração aberto para aprender mesmo com todas as dificuldades e desafios que aparecem na missão”. Desta forma, fazer missão em outra Diocese foi também conhecer e praticar uma nova forma de evangelizar abraçando o que é característica daquela realidade.
Almeirim 2012/2013 apresentou uma proposta bastante significativa que nos levou a refletir a experiência de Damasco (At 9,1-18) de deixar-nos ser alcançado por Cristo Jesus: É necessário cair em si para voltarmos à fonte primeira, ao primeiro amor.
O que observei durante as visitas na cidade de Almeirim foi um povo que esperava ansioso por aquilo que os missionários tinham para oferecer. Não carregávamos nada de material na sacola, mas a Palavra de Deus. Era esta Palavra que tornava os corações daquelas pessoas jubilosos, capazes de louvar a Deus assim como aquele homem que foi curado por Pedro e João na porta do templo. (Jo 3,1-10). Nessa experiência de levar aos povos a palavra de Deus, além de fomentar em mim o desejo de servir a Igreja, também firma “o dever de propagar a fé e a salvação de Cristo movido pelo Espírito Santo tornando-me pobre como Jesus, na obediência, suportando as tribulações e fadigas assim como afirma Paulo: “Para isso me esforço e luto, sustentado pela sua poderosa energia que opera em mim” (Cl 1,29).
O desafio foi ainda maior nas regiões afastadas da cidade de Almeirim. Recordo da visita missionária à comunidade de Conceição do Jutaí. Minha equipe formada pelos seminaristas Gelson da Diocese de vacaria (RS), Wescley de Mossoró (RN), Francisco de Santarém e pelo diácono permanente Renato de Ponta Grossa (RN), vivenciou momentos delicados no percurso de Almeirim até Conceição do Jutaí numa viagem que durou pelo menos 14 horas. Durante a viagem, trocamos de embarcação na esperança que o próximo rio pudesse encher. O rio não encheu e tivemos que caminhar a maior parte do caminho empurrando a pequena rabeta.
Isso jamais foi e nunca será motivo para questionarmos a Deus sobre estes desafios. Pois a atividade missionária é necessária e é o próprio Deus que “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (AG 7). Foi gratificante o empenho das pessoas de Conceição do Jutaí na acolhida aos missionários. Um povo humilde, mas que ofereceu o que tinha de melhor: o acolhimento, a alegria, a coragem e a disponibilidade para também caminhar conosco durante as visitas. Muitas crianças nos acompanhavam e participavam dos momentos de oração nas famílias.
Nesta experiência fui induzido pela
Palavra de Deus a contemplar naqueles rostos sofredores de nossos irmãos, o rosto de Cristo que nos chama a servi-lo neles”: “Os rostos sofredores dos pobres são rostos sofredores de Cristo” (DA 395).
Peço orações a todas as pessoas que, impulsionadas pelo Espírito Santo responderam sim e estão anunciando o Evangelho a todos os povos. Peço que orem especialmente àqueles que estarão participando das Experiências Missionárias na Diocese de Santarém e Arquidiocese de Porto Velho em 2012/2013. Certos de que “fomos alcançados por Cristo Jesus ” (cf. Fl 3,12), e só Ele é nossa paz é que “somos ungidos para evangelizar os pobres” (cf. Lc 4, 18).

Fonte: POMs

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VI Experiencia Missionária - Cartaz


 
Início dia 15 de dezembro de 2012
Término dia 23 de janeiro de 2013.
Serão 40 dias de contato direto com o povo do interior da Amazônia, experiementando a sua realidade: suas alegrias e dificuldades.
Venha participar conosco e seja mais um missionário fazendo história em nossa região.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

VI Experiência Missionária

Venha participar conosco! Fale com seu Reitor, com seu Bispo e faça esta experiência de Missão.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

VI Experiência Missionária

Igerja Matriz de Belterra

A sexta Experiencia Missionária será realizada na Paróquia de Santo Antônio de Pádua em Belterra - Pará.

Do dia 15 de dezembro de 2012 ao dia 23 de janeiro de 2013.



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

V Experiência Missionária - 1ª Etapa.

Antes da primeira etapa da Experiência Missionária tivemos quatro dias de preparação que contou com assessoria de Pe. Gabriel de Salvador - Bahia.
Estiveram presentes nesta primeira etapa, seminaristas provenientes das diversas regiões do Brasil. Seminaristas do Rio Grando Sul e do Rio Grande do Norte. Do Sul, do Sudeste, do Nordeste, do Norte. Todos muito felizes e ansiosos para começar a Missão.


A priemira etapa da Experiência ocorreu na cidade de Almerim, atingido os oito distritos que dividem a área pastoral urbana da Paróquia.
Foram realizados vários eventos nos distritos tais como: encontro com os casais, encontro com as crianças, missas diárias em cada distrito e encontro com a juventude.
Em alguns distritos os missionários saíram com uma multidão de crianças pelas ruas batendo em latas e fazendo barulho para marcar bem o momento de missão.
Todas as casas da zona urbana de Almerim receberam a visita dos missionários, inclusive as famílias de outras religiões.
No final foi feita uma avaliação com a participaçõ das lideranças  e dos missionários.

Na segunda etapa da Experiência Missionária, os missionários se dirigiram em pequenos barcos para a região dos três rios que fazem parte da zona rural do município de Almerim.
Porém, achou-se por bem manter uma equipe na cidade para intensificar o trabalho com os jovens, os casais, as lideranças e as crianças.
Foram planejados novos encontros com os casais nos distritos, dois encontros de formação com as lideranças, uma missa com as crianças de toda a cidade e um contrão com a juventude da cidade.

A partir deste encontro, que contou com a participação de mais ou menos 150 jovens, foi elaborada uma missão com a juventude, parecida com a que foi realizada pelos missionários, com um dia de visitação às famílias de bairros mais humildes da cidade. Além de todas essas realizações a equipe ainda visitou algumas comunidades mais próxima do centro urbano.
A missão continua até o dia 17/01, quando os missionários voltam do interior e se procederá dias de retiro, avaliação e confraterniação, sendo o encerramento com uma missa campal na principal praça da cidade.



sábado, 24 de setembro de 2011

domingo, 24 de julho de 2011

Dia de São Pio X 21/08

Dia 21 de agosto estaremos festejando o padroeiro de nosso Seminário da Diocese de Santarém no Pará.
Para comemorá esta data será realizada uma missa, que será também em Ação de Gaças pelos doze anos do GASSPX e os 5 anos de vida presbiteral de Pe. Alaelson Lima, reitor do seminário. a celebração será  às 08:00 hs com a participação dos membros do GASSPX e da OAS.
A celebração será solene e logo após será realizado um almoço partilhado.