sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A VI Experiência Missionária foi um sucesso.

A quarta etapa da VI Experiência Missionária, aconteceu na Mini-área da cidade de Belterra, que compreende o bairro do centro com suas sete CEBs e mais três bairrros com suas respectivas comunidades.
Como nas demais etapas desta missão, o sucesso foi total. As visitas aconteceram dentro do esperado e foram realizados gestos concretos em quase todas as comunidades. Algumas comunidades fizeram encerramentos com bonitas celebrações. O encerramento da quarta etapa da missão aconteceu na Igreja Matriz com uma grande celebração e com a presença de todos os missionários.
No dia 20/01 foi feita uma avalição da missão com a presença de grande número de lideranças das comunidades juntaente com os missionários.
 No dia 21/01 a avaliação, por sinal muito proveitosa, foi realizada apenas com os missionários.
No dia 22 de janeiro o grupo se reuniu para uma grande confraternização na praia Alter do Chão.
No dia 23 de janeiro os missionários participaram de um retiro pela manhã e pela tarde uma palestra sobre a realidade sócio-abmbiental desta região, inclusive sobre as possíveis hidro-elétricas pensada pelo Governo Federal para o Rio Tapajós.
No fim do dia, uma celebração apoteótica, eu diria, concluiu a Experiencia Missionária. Houve a participação de pessoas das mini-áreas do interior e a cidade. A celebração foi presidida por Dom Flávio e  o grande número de pessoas tornou a celebração ainda mais bonita e empolgante.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Os ungidos do Senhor: etapa final.

No final da segunda etapa da  VI Experiência Missionária que aconteceu na Mini-área de Corpus Cristis, todos os missionários retornaram à comunidade do mesmo nome, onde houve uma celebração de despedida bastante emocionante. de lá os missionários embarcaram no ônibus em direção à comunidade de Cristo Rei, na Mini-área de São Jorge, que compreende a todas as comunidades às margens da BR 163 e seus travessões, entre os quilomentros 115 e 92 da Rodovia Santarém-Cuiabá.

 
Na comunidade de Cristo Rei a recepçao foi calorosa e a chegada dos missionárois foi muito bonita.
Após as informações e apresentações às lideranças das comunidades da Mini-área de São Jorge, as equipes seguiram em caminhonetes e outros tranportes e os demais foram no ônibus que foi deixando as equipes nas comunidades das margens da BR até chegar à comunidade de São Jorge, onde depois de uma celebrção, já noite feita, foram encaminhadas as últimas equipes.
No final da terceira etapa, a última da BR, parte dos missionários se reencrontraram na comunidade de Cristo Rei, de onde sairam de ônibus para São Jorge, onde os demais missionários os aguardavam. Todos no ônibus, iniciou a viagem de volta para Belterra para a última etapa de missão. Ápós a chegada, houve uma missa com o Bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale. Em seguida, depois do lanche, já em torno de 20:00 horas, as lideranças de comunidades da cidade sairam levando as diversas equipes para a missão.

Algumas fotos da VI Experiência Missionária















sábado, 29 de dezembro de 2012

"Ele me ungiu para evangelizar os pobres"

Depois de passarem o natal com as comunidades ribeirinhas do rio Tapajós, os missionários se dirigiram de ônibus pela BR 163 (Santarém-Cuiabá), no dia 25 de dezembro à tarde, em direção ás últimas comunidades da paróquia de Santo Antônio de Pádua de Belterra, que ficam no limite com os municípios de Placas e Rurópoles.
São aproximdamente 150 km da matriz para as últimas capelas. os missionários ficarão até o dia 02 de janeiro visitando e animando as 20 comunidades que fazem parte da mine-área pastoral de Corpus Cristis. Na chegada à comunidade central de Corpus Cristis houve grande recepção pelas lideranças das demais comunidades que foram buscar os missionários. Depois de breve celebração e do jantar, as diversas conduções transportaram os missionários para os locais de missão. Alguns enfrentaram mais 30 a 40 quilomentros nas tranversais da BR. O fato de ser uma região montanhosa e de muitos riachos aumenta ainda mais o desafio aos jovens seminaristas e religiosos.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Com o pé na estrada

Depois dos três dias de preparação para a missão, os 80 missionários participantes se espalharam em equipes por toda a Mini-área do Tapajós.

As comunidades apresentam, além das suas lindas praias, grandes desafios para os missionários.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

VI EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA - PROGRAMAÇÃO

Dia 14/12 Chegada a Santarém.

Dia 15/12 –

·         7:00 hs – Saída de Ônibus de Santarém para Belterra.

·         08:30 hs – Café/lanche.

·         09:00  hs – Oração

·         09:30 hs - Acolhida.

·         10:00 hs – Analise de conjuntura.

·         10:45  hs – Merenda

·         11:00 hs – Pe. Mosconi inicia sua palestra.

·         12:00 hs – Almoço

·         14:00 hs – Estudo

·         15:30 hs – Merenda

·         15:45 hs – Retorno

·         17:00 hs – Pausa

·         18:00 hs - Jantar

·         19:00 hs – Missa

·         20:30 hs – Filme

Dia 16/12 –

·         06:30 hs – Café

·         07:00 hs –. Saída de Belterra

·         08:00  hs – Missa de Posse de Dom Flávio

·         11:00 hs – Almoço

·         12:40 hs – Volta pra Belterra

·         14:00 hs – Estudo

·         15:30 hs – Merenda

·         15:45 hs – Retorno

·         17:00 hs – Pausa

·         18:00 hs - Jantar

·         19:00 hs – Missa na Santa Luzia


Dia 17/12 –

·         7:00 hs – Café

·         07:30 hs –. Oração

·         08:00  hs – Estudo.

·         10:30  hs – Merenda

·         11:00 hs – Retorno

·         12:00 hs – Almoço

·         14:00 hs – Estudo

·         15:30 hs – Merenda

·         15:45 hs – Retorno

·         17:00 hs – Pausa

·         18:00 hs - Jantar

·         19:00 hs – Missa de envio na Matriz

 
Programação da Experiência Missionária

De 18 a 25 de dezembro.

Miniárea do Tapajós. (encerra com um almoço comunitário nas comunidades onde estiverem os seminaristas

De 26 a 31 de dezembro.

Miniárea São Jorge BR 163

De 01 a 09 de janeiro.

Miniárea de Corpus Cristi BR 163

De 10 a 19 de janeiro.

Miniárea da cidade de Belterra.

De 20 a 23 de janeiro.

·         Dia 20 – Avaliação com a presença das lideranças das comunidades.

·         Dia 21 – Avaliação com os seminaristas.

·         Dia 22 – Passeio

·         Dia 23 – Retiro e encerramento com a Missa.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Comissões episcopais e formadores discutem Experiencias Missionárias para seminaristas.

Bispos e formadores de seminário discutem ênfase na formação missionária dos futuros padres
Um grupo de bispos e formadores de seminário reflete a seguinte situação: não dá mais para formar padres que não sejam missionários. O encontro, que teve início no dia 19 e encerra nesta quinta-feira, 22, acontece no Instituto São Boaventura, em Brasília. É Organizado pelas Comissões Episcopais Pastorais para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e para Ação Missionária com o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Centro Cultural Missionário (CCM) e Comissão para a Amazônia da CNBB.
O ponto de partida da reflexão é o documento 93 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil que exorta os futuros presbíteros a serem exímios pastores, ou seja, devem saber cuidar do Povo de Deus. Outra questão em destaque é o cuidado quanto ao equilíbrio das cinco áreas integradas da formação sacerdotal.
Dom Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e arcebispo de Palmas (TO), explica o teor da reunião. “Tão importante quanto as dimensões intelectual, espiritual, humano-afetiva e comunitária, na formação dos futuros padres, é a pastoral missionária. Porém, esta sempre sofre um desequilíbrio com relação às outras. Acontece de ficar para os fins de semana e para as férias, quando acontecem. Nós aqui reunidos insistimos para que exista um equilíbrio entre as cinco dimensões formativas para que tenhamos bons pastores missionários”, enfatizou o arcebispo, que completou. “Fundamentalmente a dimensão pastoral missionária é a alma do apostolado. Ela puxa e disciplina as outras dimensões”.
Durante o encontro, o seminarista arquidiocesano de Ponta Grossa (PR) Wilson Santos Morais, que cursa o terceiro ano de teologia, relatou a sua experiência em missão na diocese de Santarém (PA). “Participei da Experiência Missionária de Santarém entre 2009 e 2010 e foi um momento marcante para a minha formação. Percebo que hoje temos uma mudança de mentalidade quanto ao ser padre. Esse encontro para refletir sobre a formação missionária dos futuros sacerdotes é positiva porque estamos fazendo isso a partir da base, dialogando com os seminaristas”.
O arcebispo de Porto Velho (RO) dom Esmeraldo Barreto de Farias, que também participou do encontro disse que a reflexão “fundamenta toda a necessidade da experiência missionária na formação dos futuros presbíteros, para que desde já, eles possam dizer: nós somos preparados para a missão e estamos conscientes de que não existe outro modo de exercer a Palavra de Deus senão pelo modo missionário”. De acordo com o arcebispo, as redes devem ser lançadas hoje na “realidade urbana, rural, dos jovens, das famílias, e em todos os ambientes que nos desafiam”.
A Missão na Prática
Padre Alaelson Sousa de Lima, formador do Seminário São Pio X (Filosofia e Teologia) na diocese de Santarém (PA) e coordenador dos trabalhos da Experiência Missionária que vai para sua sexta edição, a partir do próximo mês de dezembro, aposta neste modelo de formação para seminaristas. “É um modo envolvente que colabora na formação missionária dos futuros padres. Na Experiência eles mergulham na realidade das comunidades, sentem como é a vida do nosso povo e isso ajuda bastante. Para este ano as pessoas já estão na expectativa em Santarém. Vamos receber muitos missionários de fora”, contou.
O bispo de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, já participou da Experiência Missionária de Santarém e concorda com o modelo formativo de missão feito na prática. “É no contato que os seminaristas fazem uma experiência mais profunda em Jesus Cristo e entendem melhor a Palavra de Deus. O contato com a realidade também ajuda nos estudos e dá sentido à vocação”.
Critérios de ordenação
Segundo dom Pedro Brito, as discussões feitas na reunião dos bispos e formadores de seminário não devem se esgotar hoje, quando termina o encontro. Ele disse que a Comissão para os Ministérios Ordenados sempre tem pautado a CNBB quanto à importância da questão. “Na Assembleia Geral da CNBB sempre tocamos no assunto ‘critérios de ordenação presbiteral’. Não podemos deixar de insistir que só devem ser ordenadas pessoas que não pairam dúvida nenhuma quanto à sua idoneidade em todos os campos formativos, inclusive no campo da pastoral e da missionariedade”.
Ainda nesta quinta-feira, a reunião acolhe representantes da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) para tratar de um seminário que deve acontecer em 2014 sobre a formação presbiteral no Brasil. Na próxima Assembleia Geral da CNBB, antecipou dom Pedro, “vamos passar ao episcopado brasileiro nossa preocupação sobre os critérios de ordenação e queremos anunciar o seminário que deve pautar a formação dos padres no conjunto das cinco dimensões formativas”.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

“Sede meus imitadores, irmãos”. (Fl 2,17)

Eis o apelo! Pois imitar a Paulo é abraçar a missão proposta por Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Foi com esse desejo, de me deixar ser “alcançado por Cristo Jesus” (cf.Fl 3,12), assumindo esse propósito missionário, que participei da V Experiência Missionária na Diocese de Santarém.
A V Experiência Missionária foi para mim a continuidade do ano missionário iniciado no sul do Pará em janeiro de 2011 e finalizado em Santarém, na Paróquia de Almeirim em janeiro de 2012. Na Diocese de Conceição do Araguaia pude observar a necessidade de difundir a mensagem cristã. Ou seja, esse impulso missionário me fez estar em contato com os novos desafios, perspectivas, questionamentos que de certa forma contribuíram bastante para uma nova visão de Igreja, aberta para uma descoberta evangélica de ler os “sinais dos tempos” e atuar em sintonia com as condições de nosso tempo e das transformações do mundo contemporâneo. Tal experiência também me levou a questionar que tipo de padre quero ser: padre Missionário ou Missionário padre?
Como afirmava Dom Esmeraldo em uma das suas cartas aos missionários no sul do Pará no ano de 2011: “somos chamados a ser missionários no caminho do ministério ordenado; onde o ser missionário é posto com muita força. Ser missionário é estar com o coração aberto para aprender mesmo com todas as dificuldades e desafios que aparecem na missão”. Desta forma, fazer missão em outra Diocese foi também conhecer e praticar uma nova forma de evangelizar abraçando o que é característica daquela realidade.
Almeirim 2012/2013 apresentou uma proposta bastante significativa que nos levou a refletir a experiência de Damasco (At 9,1-18) de deixar-nos ser alcançado por Cristo Jesus: É necessário cair em si para voltarmos à fonte primeira, ao primeiro amor.
O que observei durante as visitas na cidade de Almeirim foi um povo que esperava ansioso por aquilo que os missionários tinham para oferecer. Não carregávamos nada de material na sacola, mas a Palavra de Deus. Era esta Palavra que tornava os corações daquelas pessoas jubilosos, capazes de louvar a Deus assim como aquele homem que foi curado por Pedro e João na porta do templo. (Jo 3,1-10). Nessa experiência de levar aos povos a palavra de Deus, além de fomentar em mim o desejo de servir a Igreja, também firma “o dever de propagar a fé e a salvação de Cristo movido pelo Espírito Santo tornando-me pobre como Jesus, na obediência, suportando as tribulações e fadigas assim como afirma Paulo: “Para isso me esforço e luto, sustentado pela sua poderosa energia que opera em mim” (Cl 1,29).
O desafio foi ainda maior nas regiões afastadas da cidade de Almeirim. Recordo da visita missionária à comunidade de Conceição do Jutaí. Minha equipe formada pelos seminaristas Gelson da Diocese de vacaria (RS), Wescley de Mossoró (RN), Francisco de Santarém e pelo diácono permanente Renato de Ponta Grossa (RN), vivenciou momentos delicados no percurso de Almeirim até Conceição do Jutaí numa viagem que durou pelo menos 14 horas. Durante a viagem, trocamos de embarcação na esperança que o próximo rio pudesse encher. O rio não encheu e tivemos que caminhar a maior parte do caminho empurrando a pequena rabeta.
Isso jamais foi e nunca será motivo para questionarmos a Deus sobre estes desafios. Pois a atividade missionária é necessária e é o próprio Deus que “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (AG 7). Foi gratificante o empenho das pessoas de Conceição do Jutaí na acolhida aos missionários. Um povo humilde, mas que ofereceu o que tinha de melhor: o acolhimento, a alegria, a coragem e a disponibilidade para também caminhar conosco durante as visitas. Muitas crianças nos acompanhavam e participavam dos momentos de oração nas famílias.
Nesta experiência fui induzido pela
Palavra de Deus a contemplar naqueles rostos sofredores de nossos irmãos, o rosto de Cristo que nos chama a servi-lo neles”: “Os rostos sofredores dos pobres são rostos sofredores de Cristo” (DA 395).
Peço orações a todas as pessoas que, impulsionadas pelo Espírito Santo responderam sim e estão anunciando o Evangelho a todos os povos. Peço que orem especialmente àqueles que estarão participando das Experiências Missionárias na Diocese de Santarém e Arquidiocese de Porto Velho em 2012/2013. Certos de que “fomos alcançados por Cristo Jesus ” (cf. Fl 3,12), e só Ele é nossa paz é que “somos ungidos para evangelizar os pobres” (cf. Lc 4, 18).

Fonte: POMs

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VI Experiencia Missionária - Cartaz


 
Início dia 15 de dezembro de 2012
Término dia 23 de janeiro de 2013.
Serão 40 dias de contato direto com o povo do interior da Amazônia, experiementando a sua realidade: suas alegrias e dificuldades.
Venha participar conosco e seja mais um missionário fazendo história em nossa região.