domingo, 9 de fevereiro de 2014

7ª Experiência Missionária

Entre os dias 15 de dezembro de 2013 e o dia 23 de janeiro de 2014, aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré no Lago Grande do Curuai, a sétima Experiência Missionária realizada pela Diocese de Santarém.
A experiência de missão foi dividida em quatro etapas para facilitar a metodologia pensada para extensa área geográfica que a paróquia compreende.
A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré no Lago Grande do Curuai, está organizada em três grandes miniáreas: Baixo Lago, Médio Lago, Alto Lago e a vila de Curuai. Visitamos 56 comunidades rurais e três grandes vilas.
Dos dias 16 a 18 de dezembro tivemos a preparação para a missão assessorada pelo bispo de Santarém, Dom Flávio. Dos dias 15 a 20 de janeiro, entramos com cinco grandes equipes de missionários e percorremos os cinco bairros da vila de Curuai, que já tem porte de cidade, numa verdadeira invasão da Palavra e do Amor de Deus nas residências e nas famílias.
Nos três últimos dias da missão fizemos a avaliação, confraternização e encerramento com uma missa, depois da qual o povo acompanhou os missionários até onde estava o barco esperando para transportar os missionários de volta à Santarém.
Este ano não tivemos grande participação de missionários de outras dioceses, mas tivemos um número bom de seminaristas, religiosas e padres participando.
A Experiência Missionária deste ano teve grandes desafios financeiros, geográfico e até estrutural, mas a Graça de Deus permitiu que fosse uma das mais tranquilas das sete realizadas.
Nossos agradecimentos às comunidades, aos leigos que acompanharam cada equipe de missionários, aos padres da paróquia que nos recebeu, a cada seminarista, religiosa e padre que caminhou enfrentando chuva, sol, nas canoas, e rabetas e também a pé nas longas caminhadas.
Meus sinceros agradecimentos a todos que de algum modo colaboraram com a realização das Experiências Missionárias ao longo destes sete anos de sua realização. O sucesso delas é a nossa recompensa maior.
Assim eu me despeço da coordenação da Experiência Missionária, e também da formação presbiteral na Diocese de Santarém. Irei continuar minha missão em uma Paróquia a partir de agora.
Pe. Alaelson Lima

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A VI Experiência Missionária foi um sucesso.

A quarta etapa da VI Experiência Missionária, aconteceu na Mini-área da cidade de Belterra, que compreende o bairro do centro com suas sete CEBs e mais três bairrros com suas respectivas comunidades.
Como nas demais etapas desta missão, o sucesso foi total. As visitas aconteceram dentro do esperado e foram realizados gestos concretos em quase todas as comunidades. Algumas comunidades fizeram encerramentos com bonitas celebrações. O encerramento da quarta etapa da missão aconteceu na Igreja Matriz com uma grande celebração e com a presença de todos os missionários.
No dia 20/01 foi feita uma avalição da missão com a presença de grande número de lideranças das comunidades juntaente com os missionários.
 No dia 21/01 a avaliação, por sinal muito proveitosa, foi realizada apenas com os missionários.
No dia 22 de janeiro o grupo se reuniu para uma grande confraternização na praia Alter do Chão.
No dia 23 de janeiro os missionários participaram de um retiro pela manhã e pela tarde uma palestra sobre a realidade sócio-abmbiental desta região, inclusive sobre as possíveis hidro-elétricas pensada pelo Governo Federal para o Rio Tapajós.
No fim do dia, uma celebração apoteótica, eu diria, concluiu a Experiencia Missionária. Houve a participação de pessoas das mini-áreas do interior e a cidade. A celebração foi presidida por Dom Flávio e  o grande número de pessoas tornou a celebração ainda mais bonita e empolgante.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Os ungidos do Senhor: etapa final.

No final da segunda etapa da  VI Experiência Missionária que aconteceu na Mini-área de Corpus Cristis, todos os missionários retornaram à comunidade do mesmo nome, onde houve uma celebração de despedida bastante emocionante. de lá os missionários embarcaram no ônibus em direção à comunidade de Cristo Rei, na Mini-área de São Jorge, que compreende a todas as comunidades às margens da BR 163 e seus travessões, entre os quilomentros 115 e 92 da Rodovia Santarém-Cuiabá.

 
Na comunidade de Cristo Rei a recepçao foi calorosa e a chegada dos missionárois foi muito bonita.
Após as informações e apresentações às lideranças das comunidades da Mini-área de São Jorge, as equipes seguiram em caminhonetes e outros tranportes e os demais foram no ônibus que foi deixando as equipes nas comunidades das margens da BR até chegar à comunidade de São Jorge, onde depois de uma celebrção, já noite feita, foram encaminhadas as últimas equipes.
No final da terceira etapa, a última da BR, parte dos missionários se reencrontraram na comunidade de Cristo Rei, de onde sairam de ônibus para São Jorge, onde os demais missionários os aguardavam. Todos no ônibus, iniciou a viagem de volta para Belterra para a última etapa de missão. Ápós a chegada, houve uma missa com o Bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale. Em seguida, depois do lanche, já em torno de 20:00 horas, as lideranças de comunidades da cidade sairam levando as diversas equipes para a missão.

Algumas fotos da VI Experiência Missionária















sábado, 29 de dezembro de 2012

"Ele me ungiu para evangelizar os pobres"

Depois de passarem o natal com as comunidades ribeirinhas do rio Tapajós, os missionários se dirigiram de ônibus pela BR 163 (Santarém-Cuiabá), no dia 25 de dezembro à tarde, em direção ás últimas comunidades da paróquia de Santo Antônio de Pádua de Belterra, que ficam no limite com os municípios de Placas e Rurópoles.
São aproximdamente 150 km da matriz para as últimas capelas. os missionários ficarão até o dia 02 de janeiro visitando e animando as 20 comunidades que fazem parte da mine-área pastoral de Corpus Cristis. Na chegada à comunidade central de Corpus Cristis houve grande recepção pelas lideranças das demais comunidades que foram buscar os missionários. Depois de breve celebração e do jantar, as diversas conduções transportaram os missionários para os locais de missão. Alguns enfrentaram mais 30 a 40 quilomentros nas tranversais da BR. O fato de ser uma região montanhosa e de muitos riachos aumenta ainda mais o desafio aos jovens seminaristas e religiosos.