Orientações Exp. Missionária 2016.

  1. Como fazer a Experiência
  2. Realidade da Paróquia

Como fazer a Experiência Missionária?

1.  Sendo seminarista diocesano, é necessário que seja enviado pela diocese à qual pertence (bispo, formadores...) e que seja disponível para acolher a programação já preparada pela coordenação da Experiência Missionária e pelas comunidades da da Paróquia Santo Antônio de Pádua.

2.  Sendo religioso em processo inicial de formação que seja enviado ou acompanhado por quem tem a responsabilidade com sua formação.

3. Sendo leigo, que seja enviado pelo pároco responsável pela Paróquia.

4.  Comunicar à coordenação da experiência missionária até meados de novembro.

5.  Chegar em Santarém até o dia 01 de janeiro. O início com a preparação anterior às visitas iniciará na tarde do dia 02 de janeiro, mas a saída do Seminário para Mojuí será ás 08:00hs da manhã.

6.  Este ano a missão terá duas etapas, se alguém tiver problemas de chegar até o dia 02 de janeiro, será bem-vindo na data que for possível.

7.  Responsabilizar-se pelos gastos com passagens até Santarém, assim como o retorno.

8.  Preparar-se pela oração, meditação da Palavra de Deus.

9.  As comunidades assumirão a estadia de cada missionários nas duas etapas.

10.  É necessário tomar vacina contra febre amarela.

11. O clima é quente e úmido. Em janeiro costuma ter trovoadas. A alimentação básica das famílias consiste em feijão, arroz, farinha, frango, carne, peixe. Dezembro e janeiro são meses de muitas frutas regionais...

12. A dormida é basicamente com rede. Logo a pessoa se acostuma e passa a gostar. O Seminário de Santarém já está providenciando a rede para o descanso dos missionários durante a Experiência Missionária.

13. Trazer Bíblia, Liturgia da Horas, sandálias (tipo havaianas) lanterna, repelente, lençol, toalha de banho e outro objetos de uso pessoal. É melhor trazer mochila que malas, em razão da mobilidade entre as comunidades.


Realidades da Paróquia Santo Antônio de Pádua

 Mojuí dos Campos.

1- O município de Mojuí dos Campos é o mais recente emancipado do município de Santarém.

2- A Paróquia de Santo Antônio de Pádua é bem estruturada do ponto de vista pastoral. É composta por comunidades que tem um longo histórico de caminhada pastoral e de organização do povo. 

3- No entanto, apesar de toda caminhada de fé, são grandes os desafios tanto para a evangelização, quanto para a sobrevivência do povo daquela região.

4- Compreende duas realidades: uma urbana e uma rural.

5- O desafio da monocultura da soja provindo do Mato Grosso e das novas fronteiras agrícolas que expulsam os trabalhadores do campo tirando-o da agricultura familiar para amargarem o desemprego na cidade.

6- Além disso, é comum a presença das drogas, violência e outros males presentes nos grandes centros urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário