domingo, 9 de fevereiro de 2014

7ª Experiência Missionária

Entre os dias 15 de dezembro de 2013 e o dia 23 de janeiro de 2014, aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré no Lago Grande do Curuai, a sétima Experiência Missionária realizada pela Diocese de Santarém.
A experiência de missão foi dividida em quatro etapas para facilitar a metodologia pensada para extensa área geográfica que a paróquia compreende.
A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré no Lago Grande do Curuai, está organizada em três grandes miniáreas: Baixo Lago, Médio Lago, Alto Lago e a vila de Curuai. Visitamos 56 comunidades rurais e três grandes vilas.
Dos dias 16 a 18 de dezembro tivemos a preparação para a missão assessorada pelo bispo de Santarém, Dom Flávio. Dos dias 15 a 20 de janeiro, entramos com cinco grandes equipes de missionários e percorremos os cinco bairros da vila de Curuai, que já tem porte de cidade, numa verdadeira invasão da Palavra e do Amor de Deus nas residências e nas famílias.
Nos três últimos dias da missão fizemos a avaliação, confraternização e encerramento com uma missa, depois da qual o povo acompanhou os missionários até onde estava o barco esperando para transportar os missionários de volta à Santarém.
Este ano não tivemos grande participação de missionários de outras dioceses, mas tivemos um número bom de seminaristas, religiosas e padres participando.
A Experiência Missionária deste ano teve grandes desafios financeiros, geográfico e até estrutural, mas a Graça de Deus permitiu que fosse uma das mais tranquilas das sete realizadas.
Nossos agradecimentos às comunidades, aos leigos que acompanharam cada equipe de missionários, aos padres da paróquia que nos recebeu, a cada seminarista, religiosa e padre que caminhou enfrentando chuva, sol, nas canoas, e rabetas e também a pé nas longas caminhadas.
Meus sinceros agradecimentos a todos que de algum modo colaboraram com a realização das Experiências Missionárias ao longo destes sete anos de sua realização. O sucesso delas é a nossa recompensa maior.
Assim eu me despeço da coordenação da Experiência Missionária, e também da formação presbiteral na Diocese de Santarém. Irei continuar minha missão em uma Paróquia a partir de agora.
Pe. Alaelson Lima

Um comentário:

  1. Ter participado da missão foi maravilhoso. E sem dúvidas, muito contribuiu para minha formação pessoal e meu crescimento vocacional. Agradeço de coração a toda equipe de organização da missão e à Diocese de Santarém, que me acolheu e me propiciou momentos de profunda experiência com o Cristo presente nos mais sofridos...

    Vagner Alves
    Diocese de Toledo

    ResponderExcluir